CONTATO

Os interessados por orçamentos para consultas, aulas ou palestras , favor entrar em contato através do e-mail: taichi.personal01@gmail.com

MINHA PARTICIPAÇÃO NA 3ª EDIÇÃO DO TERRA VIVA - POR UM MUNDO MELHOR, FALANDO SOBRE" TAI CHI CHUAN "

MINHA PARTICIPAÇÃO NA 3ª EDIÇÃO DO TERRA VIVA - POR UM MUNDO MELHOR, FALANDO SOBRE" TAI CHI CHUAN "

"É NA BUSCA POR UM ALENTO QUE SURGE ESSE PENSAMENTO: PARTILHAR NUNCA SERÁ EM VÃO"

MUITA PAZ A TODOS!! ESPERO QUE DESFRUTEM DESSE HUMILDE ESPAÇO.
"Não ame simplesmente o que você faz, ame o próximo! Ame a pessoa que está à sua frente, que o procura com seus dramas e desejos. Existe um ser humano à sua frente que precisa se sentir importante. Quem trabalha com amor e por amor jamais vai tratar os outros como coisas ou como partes de uma engrenagem."

"Harmonizar nossas personalidades é o maior desafio que podemos encarar. As três qualidades que nos permitem melhor alcançar este desafio são: amor, misericórdia e perdão. Primeiro e mais do que tudo, para nós mesmos. Seja misericordioso e perdoe a si mesmo. E com amor, esqueça as coisas do passado e siga adiante. Então você será capaz de ter sentimentos reais de perdão e amor pelos outros. Esta é a forma mais verdadeira de ajuda"

Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. A certas coisas que não podem ser ajudadas. Tem que acontecer de dentro pra fora.
Rubem alves


"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade"
Carlos D. de Andrade

"A melhor maneira de se começar o dia é imaginar como podemos dar alegria a pelo menos uma pessoa" Friedrich Nietzche

"Não há projeto senão o da Paz, do Amor, da Alegria. Todos os outros planos são fúteis"
Pierre Lévy

" O conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento"
John Kennedy


A magia do Toque

Tocar alguém é como descobrir este alguém. Através do toque, podemos sentir, de fato, a presença física de algum objeto ou pessoa. Não é à toa que as crianças, ao pedirem para ver alguma coisa, imediatamente querem tocar. E os adultos, também imediatamente, comentam: "para ver não é preciso pôr a mão!" será que não ?!
Depende da profundidade com que se quer ver! Quando tocamos alguém, conseguimos experimentar e vivenciar este alguém. E as crianças nada mais querem ( e precisam) que experimentar, sentir, descobrir e viver a vida e sensações que ela pode oferecer.
Por isso e por muito mais, tocar é mágico! Assim como também é mágico deixar-se tocar, pois através desde contato essencial, pode-se chegar à alma de quem toca e de quem deixa-se tocar.
A mão sabe!
A mão sabe mesmo, e sabe muito. Sabe mais que o intelecto, porque experimenta. As mãos estão nas extremidades dos braços, são membros que partem da linha do coração, é a continuação do centro cardíaco. O coração é a mente maior, é a inteligência pura.
As pessoas têm a errônea impressão de que devem consultar seu intelecto quando têm algum problema, no entanto, o intelecto é apenas um gerenciador de "arquivos", ou seja, de memórias, de vidas. Mas a vida em si está no coração de cada um.
As mãos estão repletas de energias e , ao tocar alguém, há uma troca de vibrações personalizadas. Portanto, a postura de quem toca deve estar livre para que este canal de doação e recepção esteja aberto e limpo. Para que as mão falem a linguagem do amor e da compaixão e para liberar esta energia contida no coração, é preciso humildade, Quem toca deve se encher de simplicidade e mentalizar: " Eu não sei nada!"
O toque transformador deve estar pleno de humildade. A palavra humildade vem do prefixo hummus, que significa fertilidade da terra - aquela que esta vazia e pronta para receber

Pele e Psiquismo

Tocar faz a diferença

A pele é o órgão de transformação de estímulos físicos em comunicadores químicos e em estados psicológicos. Em qualquer época da vida, um contato terno e amoroso na pele produz a sensação de apoio, consolo, companhia e presença amiga; um contato rude e agressivo faz a pessoa sentir-se rejeitada, desprezada, invadida e provoca-lhe reação de defesa ou raiva.
Portanto, a pele, além de órgão envoltório do organismo, com múltiplas funções de proteção e equilíbrio, informa o sistema nervoso permanentemente sobre o que se passa no ambiente e gera imagens mentais, emoções e sentimentos o tempo todo.
Todo estímulo que ela recebe origina algum estado interior. E isso não se limita ao óbvio, como temperatura, tato e pressão, para os quais existem receptores nervosos na estrutura da pele. Mesmo ondas sonoras são percebidas; qualquer tipo de som é captado não só pelos ouvidos, mas por todo o corpo. O musicoterapeuta Stephen Halpern conta, no livro Som Saúde, que duas pessoas surdas foram levadas a uma boate por um amigo e, apesar de não possuírem audição, depois de certo tempo decidiram sair daquele local, porque estavam sentindo dores no corpo provocadas pelo som elevado.

A couraça muscular

Fato impressionante, porém, é o endurecimento que as pessoas sofrem através da vida, o qual torna sua pele quase insensível aos estímulos físicos. Primeiro, por causa das restrições, das proibições, das limitações, dos nãos e das manipulações através do medo, da vergonha e da culpa, todos fatores geradores de estresse e, conseqüentemente, de tensão muscular e cutânea; depois, pela sexualização do contato físico, também estressante, imposta por informações viciosas passadas pelos pais, por educadores e pelas religiões.
Essas tensões, repetidas e acumuladas nas aponeuroses, nos músculos e na pele, acabam por endurecer a tal ponto esses tecidos que formam o que Wilhelm Reich chamou "couraça muscular do caráter": a pessoa praticamente anestesia sua pele e não consegue sentir o contato amoroso ou o repele por sentir-se amedrontado por ele.
Isso causa um enorme prejuízo emocional à pessoa, porque a necessidade de contato físico, essencial na infância, permanece por toda a vida e faz o ser humano sentir-se vivo. E o primeiro ambiente onde as pessoas podem aprender a tocar-se é a família. Lamentavelmente é aí que elas aprendem a não tocar nem ser tocadas pelos motivos mencionados.
A falta de contato físico entre as pessoas isola-as nos seus envoltórios cutâneos e faz com que percam a percepção do amor dos familiares e amigos, que são essenciais ao bom funcionamento orgânico. Entre os adultos só se entende e aceita contato físico por interesse sexual, mesmo que seja praticado maquinalmente. Nas prisões, o pior castigo é a solitária, onde o detido fica privado de qualquer tipo de contato com outro ser humano.
Essa exigência básica da natureza humana faz com que todos os indivíduos anseiem sempre por contato de qualquer tipo, visual, auditivo ou tátil para se sentirem reconhecidos como pessoas. Desses três tipos, o mais intenso é sem dúvida o contato pele a pele, seja por um aperto de mão, por uma carícia suave ou por um abraço; quando o indivíduo está fechado para esse tipo de estímulo, um contato agressivo ainda é menos ruim do que nada, pelo menos ele está sendo reconhecido.
Os poucos que estão abertos ao contato espontâneo, os que consideram o contato como natural e benéfico, têm mais possibilidades de praticar atos tão lúdicos e prazerosos como dançar com parceiro ou parceira e estão mais aptos a ter atividade sexual consciente e satisfatória.

Toque e equilíbrio

Por isso é fundamental para a vida equilibrada que as pessoas toquem as outras, aceitem ser tocadas pelas outras e toquem a si mesmas. Para tal é preciso dessexualizar o contato físico e tocar como simples reconhecimento do outro, para transmitir amor, amizade e estímulo, e aceitar o mesmo da parte dos outros.
Assim também é imprescindível que a pessoa toque a si mesma praticando a automassagem, método da medicina chinesa, que estimula todos os órgãos através de pontos de ativação dos meridianos, presentes na superfície da pele. A automassagem coloca o ser humano em contato com sua própria existência e concorre para a formação de uma autoimagem positiva.
Portanto, o toque na pele, o contato com a superfície cutânea, por meio do sistema constituído por terminações nervosas, vasos, células imunitárias e comunicadores químicos faz a diferença entre uma vida com bons relacionamentos e uma vida de isolamento e depressão.

domingo, 22 de janeiro de 2012

REMÉDIOS OU NÃO - MUITO ESCLARECEDOR

A sabedoria popular indica diversos alimentos para o tratamento de
doenças, mas nem sempre o que é passado de boca a boca está correto.
"Esses mitos, de que certos alimentos curam alguma enfermidade surge
porque alguém comeu enquanto estava doente e depois saiu comentando
que melhorou por causa daquele alimento", comenta Vanderlí Marchiori,
nutricionista e secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição
Esportiva (ABNE). O UOL Ciência e Saúde ouviu especialistas para
descobrir quais são os mitos e verdades relacionados aos poderes de
alguns alimentos
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_002.jpg]
Ameixa preta para acabar com a prisão de ventre - VERDADE Madalena
Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de
Nutricionistas (SINESP), explica que por ter maior concentração de
fibras e ácidos orgânicos, a fruta estimula o intestino e melhora
eventuais constipações. "As enzimas facilitam a expulsão das fezes
porque aceleram os movimentos intestinais", completa Vanderlí
Marchiori, nutricionista e secretária geral da Associação Brasileira
de Nutrição Esportiva (ABNE)
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_003.jpg]
Abacate para tratar bronquite - MITO O abacate tem muitas
funcionalidades que podem ajudar no tratamento de doenças, mas não há
evidências científicas de que ele participe no tratamento da
bronquite. Vanderlí Marchiori, nutricionista e secretária geral da
Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE) recomenda, para
quem sofre da doença, fazer um xarope de mel. "É só ferver mel,
gengibre, abacaxi e agrião, pois esses alimentos são mucolíticos,
desinflamam e quebram o muco", explica ela
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_004.jpg]
Acerola para prevenir gripes - VERDADE A acerola é a segunda maior
fonte de vitamina C e aumenta a imunidade de quem a consome. "A
presença da vitamina é importante, pois ela é parte fundamental do
mecanismo de proteção do nosso corpo e previne muitas gripes e
resfriados", exemplifica Vanderlí Marchiori, nutricionista e
secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE)
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_005.jpg]
Suco de batata inglesa para curar úlcera - MITO O suco de batata
contém um fator antinutricional e não é recomendado por Vanderlí
Marchiori, nutricionista e secretária geral da Associação Brasileira
de Nutrição Esportiva (ABNE). "Esse composto é prejudicial à saúde
porque inibe a absorção de vitaminas e minerais, além de irritar a
mucosa do intestino", conta ela. Quem sofre de úlcera também deve
evitar verduras e frutas cruas com casca, frituras, refrigerantes,
bebidas alcoólicas e leite de vaca. "O ideal é que a pessoa também não
consuma nada muito quente nem muito gelado, pois a temperatura queima
a mucosa do estômago", completa Vanderlí
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_006.jpg]
Ameixa japonesa para melhorar a artrite - VERDADE A fruta concentra
substâncias anti-inflamatórias, como o ômega 3, que podem acarretar na
melhora da artrite. "Não é um alimento que previne a doença, pois
existem questões genéticas que determinam se a pessoa irá desenvolver
essa patologia, mas por ter essas substâncias ela pode sim contribuir
para uma melhora do paciente", explica Madalena Vallinoti,
nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de
Nutricionistas (SINESP), que ainda destaca que, por mais que a fruta
tenha boas propriedades, ela sozinha não é capaz de tratar ninguém
Thinkstock

[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_007.jpg]
Suco de beterraba para curar anemia - MITO Por ser vermelho, muitas
pessoas acreditam que o vegetal tem ferro e que por isso teria a
capacidade de acabar com a anemia. Madalena Vallinoti, nutricionista
do Personal Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP),
explica que o ferro contido no vegetal é pouco e que para que ele
possa ser absorvido pelo organismo precisa estar aliado a outro
alimento que contenha vitamina C. "O ideal para quem está com anemia é
comer lentilha e feijão que tem maior quantidade de ferro", destaca
Thinkstock

[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_008.jpg]
Banana acaba com câimbras - VERDADE Rica em potássio e carboidrato, o
consumo de banana ajuda a manter as contrações musculares
equilibradas. "O alimento também tem magnésio, que relaxa a
musculatura e precisa estar em equilíbrio com o cálcio, que contrai o
músculo. Por isso, para não ter câimbra, também é preciso ter
equilíbrio entre as concentrações de cálcio e magnésio", explica
Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do
Sindicato de Nutricionistas (SINESP)
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_009.jpg]
Caju para curar frieiras - MITO Não há comprovação científica de que a
fruta ajuda a combater a doença e nenhuma dos especialistas ouvidos
pelo UOL Ciência e Saúde relacionaria a cura da frieira com algum
alimento específico
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_010.jpg]
Berinjela para diminuir o colesterol - VERDADE Por ter alta
concentração de fibras e presença de substâncias bioativas, como a
antocianidinas, o consumo da berinjela é importante para quem quer
diminuir os níveis de LDL, colesterol ruim, no sangue. "Por ter muitas
fibras solúveis, ela carrega a gordura para o intestino, que a elimina
com as fezes, dessa maneira ajuda a diminuir a absorção de colesterol
e gordura", explica Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet
e diretora do Sindicato de Nutricionistas
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_011.jpg]
Cereja para combater o reumatismo - MITO A associação entre a fruta e
a doença não é comprovada cientificamente. Vanderlí Marchiori,
nutricionista e secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição
Esportiva (ABNE), dá a dica de outros alimentos que podem ajudar quem
sofre da doença. "Por ser uma inflamação, o ideal é consumir elementos
com ômega 3 elevado, como os grão de chia, a linhaça e peixes,
principalmente a sardinha", conta ela que também indica o uso do
gengibre como tempero nos alimentos para quem está com a doença
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_012.jpg]
Cebola para prevenir o câncer de mama - VERDADE Em pesquisa realizada
na Faculdade de Medicina de Besançon, na França, 345 pacientes que
foram diagnosticadas com câncer de mama realizaram um questionário
sobre a frequência com que consumiam alguns alimentos, além de
escrever um diário com tudo o que comeram por seis dias. A pesquisa
revelou que os riscos de desenvolver a doença eram menores para quem
consumia cebola. "O alimento tem substâncias bioflavanóides que atuam
junto com a vitamina C e tem ação anti-oxidante, isto é, combate os
radicais livres que envelhecem as células e previnem uma série de
doenças", explica Madalena Vallinoti, diretora do Sindicato de
Nutricionistas
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_013.jpg]
Óleo de abacate para combater a caspa - MITO De acordo com a
nutricionista Vanderlí Marchiori, nutricionista e secretária geral da
Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), a caspa é
característica pela falta de zinco e o óleo de abacate não é uma fonte
desse mineral. "Nesse caso, outros alimentos são indicados, como grãos
integrais e frutos do mar", completa ela
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_014.jpg]
Cenoura para bronzeamento - VERDADE Por conter betacaroteno, uma
substância que a ajuda a sintetizar a melanina que dá a cor a nossa
pele, comer cenoura ajuda no bronzeamento. "Se uma pessoa consome
regularmente o vegetal e depois de um tempo passa a tomar mais sol, a
síntese aumenta e isso faz com que a pessoa consiga absorver os raios
solares na pele. A cenoura também ajuda a fixar o bronzeado", destaca
Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do
Sindicato de Nutricionistas (SINESP)
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_015.jpg]
Folhas de manga para curar a gengivite - MITO Não há comprovação
científica de que o uso das folhas da fruta ajuda na cura da
inflamação. Vanderlí Marchiori, nutricionista e secretária geral da
Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), destaca o chá
verde como um possível alimento auxiliar para a doença. "Como a bebida
é bactericida ela mata bactérias e reduz inflamações em geral. Dessa
maneira a incidência da doença é menor em quem o consome", afirma ela
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_016.jpg]
Chá de cabelo de milho para tratar o rim - VERDADE Por possuir um
conjunto de fitoquímicos que estimulam a função renal, ele é diurético
e bom para o rim. "Tomar duas xícaras desse chá por dia já faz a
diferença para quem está com algum problema no órgão", explica
Vanderlí Marchiori, nutricionista e secretária geral da Associação
Brasileira de Nutrição Esportiva
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_017.jpg]
Leite para eliminar veneno - MITO O consumo de leite após ingestão de
alguns tipos de veneno poderia, inclusive, formar compostos tóxicos no
organismo. De acordo com Vanderlí Marchiori, nutricionista e
secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva
(ABNE), o fígado seria o órgão mais afetado, pois é nele que ocorre o
metabolismo de pesticidas e venenos. A nutricionista indica apenas o
consumo de chá cardo mariano para ajudar na recuperação. "Não existe
um alimento que sequestre o veneno do corpo depois de ingerido, mas
esse chá ajuda a regenerar as células do fígado e melhora a
desintoxicação do corpo", comenta ela
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_018.jpg]
Chá de pata de vaca para abaixar a glicemia - VERDADE De acordo com a
Revista Eletrônica de Farmácias, a folha da planta Bauhinia forficata
se mostrou eficiente como terapia complementar aos diabéticos em
diversos estudos, pois abaixa a glicemia. Seu uso é indicado
especialmente para os diabéticos tipo 2, que não tomam insulina.
Vanderlí Marchiori, nutricionista e secretária geral da Associação
Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), adverte que o consumo do chá
não deve ser consumido sem orientação especializada, pois em
combinação com os remédios antidiabéticos e a insulina pode causar
hipoglicemia
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_019.jpg]
Mamão para a tratar gastrite - MITO O mamão é rico em papaína, uma
enzima digestiva que auxilia no processo, mas não cura a inflamação
sozinha. "A polpa do mamão conta com essa enzima que digere melhor
proteínas e gorduras e é indicado para quem tem sintomas de má
digestão. O indicado é consumir uma fatia grande de mamão formosa ou
meia unidade de papaia", explica Vanderlí Marchiori, nutricionista e
secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva
(ABNE). A nutricionista indica para gastrite o consumo de banana
cozida, pois é um alimento que ajuda na recuperação da doença e é de
fácil digestão
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_020.jpg]
Chá de boldo para tratar o fígado - VERDADE Segundo pesquisa publicada
na Revista Brasileira de Farmacognosia, o chá de boldo é rapidamente
absorvido, instala-se no fígado e ajuda a evitar o acúmulo de gordura.
"Quem bebe frequentemente e em grandes quantidades acumula gordura no
fígado e isso faz mal para o organismo", explica Madalena Vallinoti,
nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de
Nutricionistas (SINESP). A nutricionista, entretanto afirma que não
adianta tomar muitas xícaras da bebida para curar a ressaca. "O ideal
é tomar no máximo duas xícaras", ensina ela

[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_021.jpg]
Laranja e limão cortam a gripe - MITO Ainda que ambas as frutas sejam
ricas em vitamina C, não é possível dizer que acabem com a gripe. "A
gripe é virótica, não tem como usar a laranja ou o limão para matar
esse vírus. O consumo periódico dessas frutas aumenta a imunidade pelo
conjunto de vitaminas que elas têm, portanto só ajudam a prevenir
futuras doenças", explica Vanderlí Marchiori, nutricionista e
secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE)
Karime Xavier/Folhapress

[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_022.jpg]
Leite fermentado para combater a diarreia - VERDADE O leite fermentado
tem lactobacilos responsáveis por repovoar o intestino de
micro-organismos que fazem bem para o funcionamento da flora
intestinal. "Quando se toma um antibiótico, por exemplo, ele não
destrói só o micro-organismo que causa a doença, ele também acaba com
alguns que são bons, portanto o leite fermentado ajuda a manter esse
equilíbrio", explica Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal
Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP). Ela indica o
uso contínuo da bebida, pois mantém a parede intestinal mais sau
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_023.jpg]
Linhaça para combater o reumatismo - VERDADE O alimento é fonte de
ômega 3 e outras substâncias anti-inflamatórias muito importantes para
combater a doença. Mas Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal
Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP), acrescenta,
"Não adianta o alimento ter todas as propriedades anti-inflamatórias
que podem ajudar no tratamento da doença se a pessoa não tiver
alimentação e hábito
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_024.jpg]
Maçã e goiaba prendem o intestino - VERDADE As frutas reduzem o
trânsito intestinal e retardam o esvaziamento do órgão. "Como elas tem
fitoquímicos que retardam o esvaziamento intestinal são muito
recomendadas em caso de diarreia. Mas elas não reduzem a formação de
fezes, apenas tornam o movimento intestinal mais demorado", explica
Vanderlí Marchiori, nutricionista e secretária geral da Associação
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_025.jpg]
Maracujá como calmante - VERDADE Os efeitos calmantes do consumo da
polpa de maracujá ou chá, na forma de infusão de folhas, já são
conhecidos pela ciência. Entretanto, o consumo deve ser moderado, sem
doses exageradas, e não é indicado para quem tem pressão sanguínea
baixa. Além de ser calmante, a fruta é diurética, rica em vitamina C e
sua casca também pode ajudar no tratamento de outras doenças. "A casca
pode ser seca e torrada para depois ser acrescentada na alimentação,
pois as fibras ajudam a diminuir níveis de glicose e colesterol no
sangue", explica Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e
diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP)
[image: http://cs.i.uol.com.br/album/1109_poderalimentos_f_026.jpg]
Tomate para prevenir câncer próstata - VERDADE Alimentos ricos em
caroteno, como o tomate (que possui licopeno), são associados a um
risco menor de desenvolver câncer de próstata. Madalena Vallinoti,
diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP), destaca que como o
caroteno é uma pró-vitamina A lipossolúvel (solúvel em gordura) deve
ser consumido com uma fonte de gordura, como o azeite de oliva extra
virgem, para melhorar a absorção do composto pelo corpo. Vanderlí
Marchiori, nutricionista e secretária geral da Associação Brasileira
de Nutrição Esportiva (ABNE), recomenda triturar o tomate orgânico,
fervê-lo por dez minutos e beber 50 ml todos os dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário